Passada a Pandemia, o que o Viajante espera?

Após dois anos de restrições, 2022 tem sido o ano da retomada para o turismo. Tanto que a expectativa para o ano é um crescimento de 60%, superando os números de 2019 (pré-pandemia). E a prova de que essa estimativa deve se concretizar pôde ser observada tanto no Brasil quanto no restante do mundo durante as férias de julho. Aeroportos lotados, hotéis com praticamente 100% de ocupação e atrações turísticas com filas que dobravam quarteirões.

A demanda reprimida e a mudança nos hábitos de consumo são os principais fatores que têm contribuído para a retomada. E diante desse cenário otimista fica a pergunta: O que o viajante espera para as suas próximas viagens?

Algumas tendências que vem surgindo prometem movimentar o mercado, acompanhe:

REVENGE TRAVEL:  as viagens de “vingança” é o termo que define o sentimento de voltar a desbravar o mundo depois de um longo período de reclusão. E como a compensação precisa ser justa, nada como organizar “aquela” viagem dos sonhos, com tudo que se tem direito. Para esse viajante vale investir mais para ter algumas extravagâncias atendidas.

COMBINAR VIAGEM, TRABALHO E LAZER:  com a popularização do trabalho remoto, as viagens não precisam mais se limitar apenas aos períodos de férias. Buscar destinos que combinem lazer e trabalho é uma tendência muito forte do viajante no pós-pandemia.

REVISITAR OS DESTINOS FAVORITOS: com os destinos se reinventando e inaugurando novas atrações, revisitar os destinos favoritos tem sido uma opção muito buscada pelos viajantes. Nova York, Paris, Buenos Aires e Londres são alguns exemplos de destinos tradicionais que vêm sendo muito procurados.

VIAGENS SUSTENTÁVEIS:  a pandemia fez com que muita gente reavaliasse os seus valores, propósitos de vida e tomasse consciência do seu papel na sociedade e nas questões ambientais. Toda essa mudança se reflete também na forma de viajar. Tanto que, para atrair esse público, muitos destinos têm buscado formas de reduzir os impactos negativos ao planeta, incluindo compensação do carbono emitido, a preservação de animais em extinção e utilização de fontes de energia limpa.

VISITAR DESTINOS DIFERENTES: aproveitar o momento e desbravar destinos inéditos e exóticos. Viver experiências diferentes, conhecer novas culturas, se permitir viver algo que não imaginava. Conhecer destinos como a Antártica, sair à procura da aurora boreal na Islândia, visitar o Camboja, o deserto de sal na Bolívia ou finalmente conhecer o Egito. A ideia é carimbar o passaporte com lugares pouco explorados e diferentes.

VIAGENS DE CELEBRAÇÃO:  motivos para celebrar não faltam, o aniversário atrasado, a lua de mel que não aconteceu, aquela viagem em família ou com amigos para celebrar a vida. Depois de tanto tempo longe das pessoas que amamos, as viagens de celebração são uma forte tendência.

E para atender esse público ávido por viajar, mas ao mesmo tempo mais exigente e valorizando ainda mais a experiência de viagem como um todo, o agente de viagens que atua de forma consultiva, não apenas vendedora, tende a se destacar e aproveitar esse momento para fidelizar os seus clientes.