Guia Turístico: Jalapão

Uma das tendências mais fortes para a retomada do turismo é as pessoas buscarem por destinos nacionais e que permitam uma maior conexão com a natureza. O Jalapão, no Tocantins, tem tudo isso e muito mais.

Acompanhe nosso Guia Turístico e saiba mais sobre esse destino.

Quando ir: esse destino pode ser visitado o ano inteiro, mas a época de seca, que vai de maio a setembro é a mais indicada. De outubro a abril, apesar de os dias serem menos quentes, as chuvas podem atrapalhar os passeios, deixar as águas turvas e afetar a visibilidade dos pores do sol, um dos ápices da viagem.

Onde ficar: as opções de hospedagem são poucas e bem simples. A maioria das pousadas não costumam ir além de ducha quente, cama e café da manhã. As melhores opções ficam em Ponte Alta, São Félix e Mateiros, que são as principais cidades da região.

Como Circular: entre Palmas e Ponte Alta do Tocantins são cerca de 195 km de rodovia asfaltada. Depois, há apenas estradas de terra, inclusive nos 162 km que separam Ponte Alta de Mateiros.Devido ao solo arenoso, é necessário um veículo 4X4 para circular pelo Jalapão. Além disso, não é indicado circular sem guia: as estradas têm poucas placas e a maioria das atrações é de difícil acesso.

O que fazer: desbravar o Jalapão significa conhecer chapadões, riachos que formam piscinas naturais, cachoeiras e avistar animais como emas, araras-azuis, antas, capivaras, lobos-guará e, com muita sorte, até onças.

Cachoeiras: a Cachoeira da Velha é a maior da região. São duas quedas que completam, juntas, cerca de 100 metros de largura e 15 de queda livre. A Cachoeira da Formiga, apesar de não ter uma queda muito grande é uma das mais bonitas. Além delas, vale a pena conhecer a Cachoeira da Fumaça e a dos Lajeados.

Fervedouros: programa único do Jalapão, os fervedouros são poços cristalinos de onde a água brota com tanta pressão que impede os banhistas de afundarem. Um dos mais famosos é o Fervedouro do Ceiça, já o mais bonito é o Bela Vista.

Mirantes: a cerca de 30 km de Mateiros, a Serra do Espírito Santo oferece uma vista privilegiada da beleza e imensidão do Jalapão.  Ao lado, a erosão das rochas de arenito da Serra do Espírito Santo formam as dunas do Jalapão. Enormes bancos de areia alaranjada, as dunas são ideais para assistir ao pôr do sol. Outra opção incrível para avistar o pôr do sol é através dos grandes buracos esculpidos nos blocos de arenito da Pedra Furada, a 30 km de Ponte Alta do Tocantins.