Empreendedorismo no Brasil cresce e o Mercado de Turismo se destaca

Ser dono do próprio negócio é o sonho de quase metade dos brasileiros. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae concluiu que 46% da população tem esse desejo. Seja por necessidade ou opção, o Brasil ocupa hoje o sétimo lugar no ranking de países com mais empreendedores. Já são mais de 43 milhões de pessoas empreendendo, sendo 14 milhões desses, com um negócio próprio estabelecido há pelo menos três anos e meio. 

Mas o que será que tem atraído tanta gente? 

A falta de oportunidades e a necessidade de encontrar uma fonte de renda ainda é são os motivos mais fortes para os brasileiros empreenderem. Mas, já se percebe que outros fatores, como contribuir para melhorar a sociedade, não trabalhar para outra pessoa e realizar um sonho, estão se tornado cada vez mais comuns e contribuindo muito na decisão de abrir um negócio.

 

Como saber se eu tenho perfil? 

Engana-se quem pensa que para ter sucesso basta ter capital e conhecimento técnico sobre o negócio que deseja abrir. Para se tornar um empreendedor é preciso, além disso, ter um bom plano de negócios, estudar o mercado, entender de gestão, saber enxergar oportunidades, estar atento as mudanças do mercado, formalizar a empresa, ter conhecimento das ferramentas digitais e ter paciência e planejamento financeiro para esperar o negócio deslanchar. 

São muitas habilidades que precisam ser trabalhadas para garantir que o negócio tenha sucesso. E é justamente aí que muitos empreendedores erram e acabam precisando fechar a sua empresa antes de completar três anos de vida. 

Diante desse cenário, o Franchising, vem se consolidando cada vez mais como uma opção segura para quem busca ter sucesso como empreendedor. Por já possuir um modelo de negócios testado e aprovado pelo mercado, além de oferecer suporte e estrutura para os empreendedores, optar por uma franquia acaba tornando o caminho do empreendedor menos traumático e mais lucrativo. 

 

O Mercado do Turismo 

O Turismo sempre atraiu os empreendedores. Não apenas pelo negócio em si, afinal, quem não gosta de viajar e organizar viagens? Mas também por ser muito lucrativo. E uma das formas de entrar para esse mercado, sem muito investimento, é abrindo uma Agência de Viagens. 

Com o avanço tecnológico e a popularização das compras online, hoje, para ter sucesso como agente de viagens não é preciso nem ter uma loja física. É possível ter um bom faturamento trabalhando em Home Office.

Outro fator que tem impulsionado muito esse mercado é o fim das restrições por conta da pandemia. O fim da pandemia tem gerado uma grande demanda por viagens. Mas não pense que essa demanda é passageira, várias pesquisas apontam que a pandemia mudou hábitos de consumo e viver novas experiências é uma tendência que deve se consolidar no mundo pós-pandêmico. 

Se você pretende investir nesse mercado, o melhor momento é agora! 

E se você é empreendedor de primeira viagem, mas tem muita força de vontade e sonha em ter a sua Agência de Viagens, venha conhecer o modelo de negócios da Flyworld, a primeira microfranquia de viagens do Brasil.